Apresentação e treinamento para uso da ferramenta FOOTE e workshop sobre riscos climáticos

No dia 2 de abril, dentro do projeto Quarta Ambiental, ocorreu a apresentação e treinamento para uso da ferramenta dashboard FOOTE, desenvolvida pela startup SALTICA Tecnologias Ambientais Aplicadas. O projeto Quarta Ambiental oferece palestras temáticas que abordam questões relevantes dentro da política ambiental de Contagem. As palestras, abertas a toda a população, ocorrem toda primeira quarta-feira do mês, no CEA Vargem das Flores, que se localiza dentro do Parque Gentil Diniz.
A apresentação e treinamento, voltados para a capacitação de gestores públicos, foram ministrados por Bárbara Muniz Soares, cofundadora da SALTICA.
A ferramenta FOOTE é um dashboard de mensuração de riscos físicos provocados por eventos climáticos, que utiliza coordenadas geográficas e dados globais e locais, mapeando situações que envolvem excesso de chuvas, de ventos, estresse por calor e secas prolongadas, dentre outras, em uma abordagem multissetorial com políticas que visam minimizar impactos, gerar segurança e garantir dignidade à população.
O objetivo é que a ferramenta seja utilizada para classificar os riscos de diferentes ameaças nas oito regionais administrativas do município, contribuindo com dados para que a Prefeitura elabore planos para enfrentar eventos climáticos extremos e servindo de suporte para a elaboração do Plano de Ação Climática.
Estiveram presentes representantes das regionais administrativas de Contagem, de secretarias municipais, além de membros do Grupo Executivo (GEX), que atua como grupo consultivo para a elaboração do Plano de Ação Climática.
Antes da apresentação da ferramenta, Walkyria Castilho, Diretora de Projetos Ambientais Estratégicos da SEMAD, expôs as etapas e fez um resumo das ações da Conformidade Climática, atualizando os membros do GEX e apresentando o processo aos representantes das regionais e demais presentes.
Prévia da apresentação da ferramenta FOOTE para equipe técnica da SEMAD e visita de campo a áreas de risco - 28/03/2025
No dia 28/03, representantes da SEMAD participaram de uma apresentação prévia da ferramenta FOOTE no CEA Vargem das Flores, realizada por Bárbara Muniz Soares e pela Saltica Tecnologias Ambientais Aplicadas. O evento contou ainda com a presença de representantes da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e do BH-TEC, e teve início com uma fala de Eduardo Moraes, Assessor de Gabinete da SEMAD, seguido pela Superintendente de Políticas Socioambientais, Sirlene Almeida, que fez um resumo das ações do processo de Conformidade Climática de Contagem.
A ferramenta FOOTE é uma das vencedoras do Prêmio Assembleia de Inovação, realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que proporcionou a seleção das iniciativas e a sua participação no Programa de Aceleração do BH-TEC. O BH-TEC, Parque Tecnológico de Belo Horizonte, é um condomínio de empresas e centros de pesquisa e de desenvolvimento, planejado por grupo de acadêmicos da UFMG, que investigam e produzem novas tecnologias, fazendo a ponte entre o conhecimento científico gerado na Universidade e sua aplicação produtiva pelo setor empresarial.
Após a apresentação, a equipe realizou visitas técnicas a duas áreas sujeitas a risco por eventos climáticos no município. O Beco 25, que se localiza próximo à avenida João Gomes Cardoso, no bairro Jardim Laguna, classificado como risco de alagamentos, e ao Morro dos Cabritos, classificado como risco de desmoronamento, ambos na regional Ressaca.
0 comentários
Entre na sua conta ou Cadastre-se para adicionar seu comentário.