Contagem participa do Congresso Mundial do ICLEI 2024

pt Congresso ICLEI 2024

A experiência ambiental de Contagem foi apresentada no Congresso Mundial do ICLEI 2024, realizado em São Paulo, no Pavilhão das Culturas Brasileiras (Pacubra) do Parque Ibirapuera, entre os dias 18/06 e 21/06. O Congresso reuniu representantes de 96 países para debaterem o desenvolvimento urbano sustentável e a adaptação climática.

O Congresso serviu ainda para que a prefeita Marília Campos realizasse encontros com o objetivo de buscar parceiros para o incremento dos projetos ambientais do município. No dia 19/06, a prefeita participou de uma reunião de trabalho com membros do secretariado mundial do ICLEI, quando solicitou apoio a projetos de sustentabilidade de Contagem. Também encontrou com prefeitos de cidades brasileiras, como Niterói e Itabirito, que foram convidados para participar de uma mesa de apresentação de projetos.

Painel “O jogo da transição energética local sustentável”

No âmbito do projeto 100% Renewable Energy (100%RE), realizado na Argentina, Indonésia e Quênia, foi realizado o painel “O jogo da transição energética local sustentável”, do qual a prefeita Marília Campos também participou. O debate foi apresentado pelo Secretário Geral do ICLEI, Gino Van Begin, e moderado pela Diretora Executiva do ICLEI Argentina, Maria Julia Reyna.

Marília Campos representando Contagem; o prefeito de Avellaneda (Argentina), Gonzalo Braidot; e a prefeita de Nansana (Uganda), Regina Bakitte Nakazzi, compartilharam suas experiências e visões sobre as realidades territoriais de suas cidades e como enfrentam os desafios da transição energética.

Essa transição representa uma oportunidade única para as cidades democratizarem a matriz energética e promoverem um futuro mais justo e resiliente para todos. As apresentações foram seguidas por uma encenação de “jogo sério”, na qual os participantes tiveram a oportunidade de desempenhar o papel de várias partes interessadas em um desafio energético.

Contagem no Clima Sustentável

Já o Projeto “Contagem no Clima Sustentável”, que visa a implantação de usinas fotovoltaicas (UFVs) em prédios públicos, tomando como referência a usina piloto do prédio da Secretaria Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), instalada em 2021, foi apresentado pela Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Contagem, Maria Thereza Mesquita, na “Rodadas de Negócios - Matchmaking”.

O evento de matchmaking teve como realizador a organização filantrópica Disclosure Insight Action (CDP), em parceria com o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia na América Latina (GCoM), o GCoM Gap Fund, com financiamento da União Europeia.

A iniciativa, realizada em paralelo ao Congresso Mundial do ICLEI, reuniu governos, instituições financeiras e empresas da América Latina e da Europa para destacar projetos municipais inovadores nas áreas de resíduos, energia renovável, infraestrutura verde e soluções baseadas na natureza, visando obter financiamento para combater as mudanças climáticas.

O Congresso

O Congresso Mundial do ICLEI 2024, realizado em parceria com a cidade de São Paulo, objetivou reunir gestores públicos de diversas regiões do mundo para um encontro focado no avanço do desenvolvimento urbano sustentável e na adaptação equitativa aos desafios locais e regionais.

O evento contou com workshops, plenárias e sessões técnicas, abarcando os principais temas que convergem para pautas como mobilidade urbana, inovação, gerenciamento do clima, resiliência e adaptação climática.