Lançamento do Processo de Conformidade Climática na Plataforma Decide Contagem

pt Lançamento da Conformidade Climática na Plataforma Decide Contagem

No dia 3 de junho, no Auditório da Prefeitura, foi realizado o lançamento oficial do Processo de Conformidade Climática na Plataforma Decide Contagem, com o objetivo de ampliar a participação dos cidadãos nas políticas públicas do município. Como plataforma participativa, o Decide Contagem permite uma maior interação entre a prefeitura e a população, tornando pública as ações da administração, como no caso da Conformidade Climática, além de abrir espaço para a participação popular através de consultas, pesquisas e divulgação de reuniões e oficinas abertas ao público.

O lançamento foi a oportunidade para que a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável apresentasse as ações que resultarão no Plano de Ação Climática do Município, e, ao mesmo tempo, apresentasse a Plataforma Decide como mais um canal de comunicação entre a secretaria e a população de Contagem.

O evento teve início com a fala da Superintendente de Políticas Socioambientais Sirlene Almeida, seguida pela Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Maria Thereza Mesquita, pelo Superintendente de Relações Institucionais da Secretaria de Governo, Bernardo Gomes, e pela Controladora Geral do Município, Nicole Bleme. Em seguida, Walkyria Castilho, Diretora de Projetos Estratégicos da Superintendência de Políticas Socioambientais, apresentou, através da Plataforma Decide Contagem, as etapas, as ações, e o calendário do Processo de Conformidade Climática.

Como forma de demonstrar as possibilidades que a Plataforma permite de participação e interação popular, o encerramento do evento se deu com a Secretária Maria Thereza Mesquita fazendo sua inscrição para a sessão virtual da oficina participativa com as regionais do município, que será realizada no dia 26 de junho de 2024, com o objetivo de coletar sugestões para a construção de uma lista de ações que nortearão o desenvolvimento do Plano de Ação Climática de Contagem.

Vídeo do evento.

17ae3fc5-39bc-4135-9835-a6c51862d554