1º Fórum de Educação Ambiental pelo Clima

pt Fórum de Desenvolvimento Sustentável pelo Clima

No dia 24 de abril, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Contagem realizou o 1º Fórum de Educação Ambiental pelo Clima, no CEU das Artes Ressaca. O Fórum não faz parte do processo de Conformidade Climática, mas foi um canal de comunicação e troca de experências entre o ICLEI e Contagem com municípios da região metropolitana de Belo Horizonte, que tiveram a oportunidade de apresentar as ações desenvolvidas no âmbito da Educação Ambiental em cada um deles.

O evento teve início com a apresentação do Coral dos Alunos da Escola Municipal Glória Marques Diniz, acompanhados pelo músico e educador ambiental Geraldo Amâncio.

A palestra de abertura ficou a cargo de Rodrigo Perpétuo, Secretário do ICLEI América do Sul, que iniciou o debate a respeito dos desafios relativos ao enfrentamento às Mudanças Climáticas e do trabalho de assessoria do ICLEI junto ao poder público e organizações não governamentais.

Em seguida foi realizada uma Roda de Conversa mediada por Rodrigo Perpétuo com representantes dos municípios de Nova Lima, Itabirito, Belo Horizonte, Betim e Contagem, este representado pela Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Maria Thereza Mesquita, além de representante do Consórcio Intermunicipal de Recuperação da Bacia da Pampulha .

Na parte da tarde, João Bosco Senra, Doutor em Recursos Hídricos pela UFMG, apresentou a palestra “Arte como instrumento de Educação Ambiental na proteção de mananciais”. Em seguida, representantes de cada um dos municípios convidados apresentarem individualmente as ações em Educação Ambiental desenvolvidas localmente, com Contagem sendo representada pela Superintendente de Políticas Ambientais, Sirlene Almeida. O encerramento se deu com a palestra da Senior Fellow do ICLEI, Maíra Colares, com o tema "Educação Ambiental pela Sustentabilidade".

Do lado de fora do auditório foram realizadas as feiras de Economia Solidária e de Agricultura Urbana Familiar, além de Stands de Projetos Ambientais, que acolheram o público presente, que teve assim a oportunidade de conhecer exemplos práticos de ações em Educação Ambiental desenvolvidas por entes públicos e pela sociedade civil.

Vídeo do evento