Visita técnica de integrantes do ICLEI ao município de Contagem

pt Visita técnica

Nos dias 06 e 07 de março, o município de Contagem recebeu a visita de membros do ICLEI América do Sul – Governos Locais pela Sustentabilidade, dentro das ações do Plano de Ação Climática de Contagem.

A Agenda teve início no dia 06 pela manhã, com uma visita técnica ao Morro dos Cabritos, área de risco geológico onde ocorreu, em 2020, um deslizamento de terra que resultou na morte de uma pessoa e na posterior remoção de vários moradores. Outro ponto visitado foi o Beco 25, no bairro Jardim Laguna, área de risco hidrológico que sofre com inundações provocadas com cheias do córrego Sarandi. Na parte da tarde foi realizada a oficina de treinamento da Ferramenta Scorecard, no Centro de Educação Ambiental de Vargem das Flores, com a qual o ICLEI pretende avaliar a capacidade adaptativa do município do ponto de vista da governança.

No dia 07 foi realizada, no Centro Universitário UNA, Campus Contagem, a Oficina de Mapeamento Participativo dos Riscos e Desastres Climáticos em Contagem, que contou com a participação de representantes de diversos segmentos da sociedade, assim como de membros de órgãos públicos do município, como Defesa Civil e Secretarias de governo. A intenção da oficina foi fazer com que a própria população, visto que conhecem o território onde residem, identificassem áreas de risco como forma de subsidiar o ICLEI e a Semad com informações para a elaboração do Plano de Ação Climática.

De acordo com Isadora Buchala, Analista Regional de Resiliência do ICLEI, a importância da oficina reside no fato “de ser a oportunidade de conversar não apenas com os técnicos da prefeitura, mas com a população a respeito da ocorrência de riscos de desastres no território municipal, onde, através de mapas da cidade, as pessoas podem apontar e indicar os principais riscos ambientais na região em que residem”.