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Oficina de Educação Climática e Financeira para Educadores

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Publicação oficial

No dia 1º de outubro, no auditório da Secretaria de Educação de Contagem, o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, no âmbito da parceria com o município, apresentou seu novo produto de educação ambiental e conscientização, por meio de uma sessão da Oficina de Educação Climática e Financeira para Educadores, tendo como público-alvo professores e supervisores do ensino fundamental. O objetivo principal da oficina é estimular uma consciência financeira ambientalmente responsável por meio da implementação de práticas sustentáveis.

Inspirada no livro “Duda e João Pedro – Em uma Aventura Sustentável”, escrito pelo economista Carlos Eduardo Freitas Costa, a oficina propôs uma vivência prática e interativa de como trabalhar educação financeira e ambiental de forma lúdica com crianças e jovens. Com o tema Sustentabilidade, Educação Climática e Financeira, o escritor ministrou a oficina visando proporcionar aos educadores conhecimentos qualificados para tratar do tema com os alunos em salas de aula ou em projetos extracurriculares, além de orientá-los no uso do material didático de apoio fornecido pelo ICLEI.

Com duração de 3 horas, a oficina contou com uma metodologia que privilegiou a interação com os participantes e a vivência prática do conteúdo, e incluiu tópicos como: educação financeira e ambiental; desenvolvimento circular, baseado na natureza e equitativo; liberdade financeira e o planeta em equilíbrio, que apresentaram novas formas de produção para sociedades sustentáveis de forma lúdica.

A iniciativa está inserida entre os produtos oferecidos pelo ICLEI no âmbito do processo de Conformidade Climática de Contagem, fazendo parte do eixo temático “Contagem inclusiva e educadora”, que se configura como um dos conjuntos de ações do Plano de Ação Climática – PLAC, em fase final de elaboração. Para sua execução é essencial o trabalho da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, por meio do “Programa Com-Vidas nas Escolas”, que desenvolve educação ambiental no ensino formal do município, e cuja ampliação é uma das ações previstas pelo PLAC.

O palestrante Carlos Eduardo Freitas Costa é bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em Marketing pela CEPEDERH-UNA, em Finanças Empresariais pela Fundação Getúlio Vargas e mestre em Administração pela PUC Minas e Fundação Dom Cabral. É docente de programas de MBA nas áreas de Administração Financeira e Administração Mercadológica. Professor da Fundação Dom Cabral e da Skema Business School. É autor da coleção Meu Dinheirinho que apresenta as seguintes obras infantis: “O que vou ser quando crescer?”, “Volta às aulas”, “Moedinhas que valem um milhão” e “O bem multiplicado”.

O que é Educação Climática?

A educação climática possui como objetivo ensinar sobre as causas e efeitos das mudanças climáticas a fim de estimular a participação ativa dos indivíduos em soluções sustentáveis. Nesse sentido, em 2024 foi sancionada a Lei 14.926/24 que inclui na Política Nacional de Educação Ambiental temas relacionados às mudanças climáticas, à proteção da biodiversidade e aos riscos de desastres ambientais, exigindo que a partir deste ano projetos pedagógicos incluam atividades que permitam aos alunos conhecer e desenvolver ações de prevenção, mitigação e adaptação às mudanças climáticas e de valorização da biodiversidade.

A educação para um desenvolvimento sustentável é crucial para atingir todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, além de ser explicitamente reconhecida na meta 4.7 Desenvolvimento Sustentável e Cidadania Global, como uma estratégia fundamental para responder às ameaças urgentes enfrentadas por nosso planeta.

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