Oficina Participativa - Etapa Virtual

pt Oficina Virtual

Durante todo o processo de Conformidade Climática, em especial para a elaboração do Plano de Ação Climática, são fundamentais as contribuições dos diversos setores da sociedade. Neste contexto, foi realizada, no dia 26 de junho de 2024, de forma virtual, uma oficina participativa com o objetivo de coletar sugestões para a construção de uma lista longa de ações que nortearão o desenvolvimento do Plano.

Participaram da oficina integrantes da estrutura de Governança Climática instituída no âmbito do processo de Conformidade Climática, formada pelo Grupo Executivo (GEX), composto por secretarias e autarquias do Município, e o Comitê de Diálogo Ampliado do Fórum Permanente de Desenvolvimento Sustentável, aberto à participação da população de Contagem. Participaram ainda representantes de regionais administrativas do Município, do setor público e privado, da sociedade civil organizada (em especial associações comunitárias) e demais membros da comunidade interessados na agenda climática.

Foram objetivos da Oficina contextualizar os participantes sobre o tema das mudanças do clima e da emergência climática; informá-los a respeito do desenvolvimento das etapas da Conformidade Climática; apresentar uma síntese dos estudos que estão sendo elaborados pelo ICLEI em parceria com o Município, em especial o 2º Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e a Análise de Risco de Vulnerabilidade Climática (ARVC); e coletar contribuições para a construção da lista longa de ações do Plano de Ação Climática.

Para facilitar o acompanhamento desta atividade, foram elaborados e disponibilizados um resumo não extensivo das ações que a Prefeitura de Contagem já vem implementando e que apresentam sinergia com a agenda climática (documento em anexo). Essa listagem é uma das referências utilizadas para que sejam traçados o caminho para a ação climática, discutindo possibilidades de ampliação, intensificação e superação de desafios com relação às iniciativas municipais.

A oficina teve início com uma fala de abertura de Rodrigo Perpétuo, Secretário-Executivo do ICLEI América do Sul, que fez uma breve apresentação sobre mudanças do clima e emergência climática e o papel do ICLEI junto a governos locais no trabalho de mitigação e enfrentamento a estas mudanças.

Foi seguido por uma fala da Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Contagem, Maria Thereza Mesquita, que relacionou uma série de ações do Município relacionados à agenda climática, assim como o histórico de parceria do Município com o ICLEI e as atividades que estão sendo desenvolvidas no âmbito da Conformidade Climática.

Em seguida a equipe técnica do ICLEI fez uma apresentação sobre a instituição, o produto Conformidade Climática e os objetivos da Oficina. Depois apresentou um levantamento de ações relacionadas à agenda climática, com uma síntese dos resultados do 2º Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa e da Análise de Risco de Vulnerabilidade Climática.

A oficina teve início com os participantes sendo divididos em grupos de trabalho, de acordo com a regional administrativa onde moram ou trabalham, para que pudessem acessar salas paralelas. Em cada sala foram propostas duas perguntas norteadoras, utilizando a ferramenta Mentimeter, para anotação das contribuições de cada participante individualmente. A partir das respostas às perguntas, ocorreu um debate para que os participantes pudessem discutir a realidade da região em que residem.

Após o término das discussões, os participantes de cada sala foram encaminhados para a sala inicial, onde foram compartilhadas as discussões dos grupos de trabalho. Cada grupo pôde apresentar as suas contribuições, na sequência os demais grupos puderam comentar os resultados apresentados.

Ao final foi apresentado um formulário on-line para a coleta de contribuições, no qual se pôde incluir sugestões para o Plano de Ação Climática. O formulário ficou disponível para preenchimento, aberto a toda população de Contagem, mesmo que não tenha participado da oficina, até o dia 07/07/2024, quando foi encerrada a coleta.

Os participantes foram convidados para a Oficina Presencial a ser realizada no dia 06 de agosto, de 9h às 12h, no Centro Universitário Una – Campus Contagem, ocasião em que serão coletadas sugestões para um melhor delineamento da lista longa de ações que nortearão o Plano.

Resumo das ações da Prefeitura de Contagem em sinergia com a Agenda Climática
Baixar arquivo