Oficina de mapeamento participativo de áreas de riscos de desastres climáticos em Contagem

pt Oficina participativa

No dia 07/03/2024, no Centro Universitário UNA Contagem, foi realizada a Oficina de Mapeamento Participativo dos Riscos e Desastres Climáticos em Contagem. A oficina contou com a participação de representantes de diversos segmentos da sociedade, assim como de membros de órgãos públicos do município, como Defesa Civil e Secretarias de Governo.

O encontro foi a oportunidade de promover um diálogo entre os grupos de trabalho do ICLEI e da Semad com a população e o corpo técnico do município, com o objetivo de mapear áreas de ocorrência de riscos ambientais em Contagem.

Através de mapas da cidade, as pessoas puderam apontar e indicar locais vulneráveis a eventos climáticos na região em que residem. Dessa forma, o morador pôde apontar áreas de risco hidrológico (onde teve enchentes nos últimos anos), de risco geológico (onde teve queda de terra ou queda de barranco nos últimos anos), de alta incidência de arboviroses (onde teve alto índice de casos de dengue, chikungunya, zica, etc.), pontos de bota fora (onde teve descarte de lixo em áreas inapropriadas) e ilhas de calor (áreas onde faz calor excessivo, geralmente áreas industriais, de grande aglomeração populacional ou de baixa arborização) próximos à região em que moram.

A intenção foi fazer com que os moradores, visto que conhecem o território onde residem, identificassem áreas de risco como forma de subsidiar o ICLEI e a Semad com informações para a elaboração do Plano de Ação Climática.

Link para o mapa de Contagem utilizado na oficina:

Limk para apresentação realizada pela equipe do ICLEI no dia da oficina:

Convite para o evento: