Etapa 1: Governança Climática
A Governança Climática parte do mapeamento de grupos e atores-chave relevantes e interessados no avanço da agenda climática local, coordenando e normatizando seus esforços, para maior eficácia e legitimidade. Para tal, é formada uma estrutura multissetorial voltada ao fomento e fiscalização da ação climáticas no município, com o apoio da equipe técnica do ICLEI, seguindo as estapas a seguir:
Sensibilização e mobilização dos atores locais;
Construção do compromisso político: Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia, ACA Brasil, Race to Zero, Race to Resilience e Declaração de Edimburgo;
Mapeamento dos atores locais relevantes para a agenda climática local;
Criação da estrutura de governança mais adequada para o governo: grupo de trabalho, comitê, fórum etc.
Calendário de atividades:
30 de outubro de 2023: Reunião entre o ICLEI e o Município para alinhamento sobre o modelo de governança climática.
12 de dezembro de 2023 a 18 de janeiro de 2024: Elaboração e entrega preliminar do Relatório de Governança Climática pelo ICLEI.
17 de janeiro de 2024: Reunião entre o ICLEI e a SEMAD para alinhamento da proposta de Governança Climática.
23 de janeiro de 2024: Reunião de apresentação da proposta de Governança para o Grupo Executivo (GEX).
02 de fevereiro de 2024: Reunião de apresentação da estrutura de Governança para o GEX e Comitê de Diálogo.
19/01/2024 a 26/03/2024: Validação preliminar do Relatório de Governança pelo Município.
27/03/2024 a 12/04/2024: Elaboração e entrega final do Relatório de Governança pelo ICLEI.
-
15/04/2024 a 29/04/2024: Validação final do Relatório de Governança pelo Município.
0 comentários
Entre na sua conta ou Cadastre-se para adicionar seu comentário.