A nova gestão da Secretaria de Cultura pretende efetivar um dos seus mais importantes instrumentos de participação popular: a III Conferência Municipal de Cultura, agendada para ocorrer, de forma presencial, no mês de Agosto do presente ano. A Conferência integra os instrumentos do Sistema Municipal de Cultura, previsto na legislação municipal número 4.647/2013 e que tem consonância com os Sistemas Estadual e Nacional de Cultura.
O tema que abre essa edição: Reconstrução, Participação e Ação, considera o contexto atual da pandemia e como o setor cultural e toda a cadeia produtiva do setor foi afetada duramente nessa conjuntura: é necessário, portanto, pensar em uma reconstrução que considere as questões econômicas, sociais e de novos posicionamentos frente a esse lamentável cenário da pandemia da Covid-19, e, mais do que isso, é primordial que nesse processo a participação social seja prioritária para avaliação e planejamento das políticas e que tal construção coletiva caminhe à ação efetiva das políticas culturais
EIXOS
A III Conferência de Cultura se apresenta com quatro eixos: “Democratização do acesso a Cultura”, “Identidade, Memória e Patrimônio Cultural”, “Formação Cultural” e “Fomento á Cultura”.
O debate sobre a "Democratização do acesso a Cultura" pretende colocar em discussão quais são as formas de promoção do acesso à cultura, bem como as estratégias de descentralização das políticas culturais, de forma que a população das oito regionais, seus agentes, coletivos e trabalhadores da cultura possam ter acesso efetivo às políticas. Contempla-se aqui também as políticas de acessibilidade para as pessoas com deficiência, bem como os diferentes grupos sociais alijados do acesso à cultura.
O eixo "Identidade, Memória e Patrimônio Cultural" tem como foco pensar nas ações de promoção e salvaguarda das práticas, saberes, fazeres das diferentes comunidades da cultura popular e tradicional, nas culturas identitárias, na valorização destes modos de saber fazer, bem como no patrimônio material, imaterial e arquitetônico do município.
A discussão sobre " Formação Cultural" se propõe a refletir sobre as políticas de formação e capacitação das artes e da cultura, como são estruturados os programas e projetos pedagógicos que estimulem a formação e a continuidade no campo artístico para a população e os artistas em formação da cidade.
O eixo " Fomento á Cultura" pretende impulsionar o diálogo acerca das políticas de fomento para o setor. Como fortalecer as iniciativas culturais e seus múltiplos projetos por meio dos mecanismos de fomento. Além dos recursos do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura, provocar o debate sobre como promover outras formas de viabilizar os projetos culturais dos agentes e coletivos da cidade, garantindo a produção, fruição e formação artística de forma perene.
Compartilhar