Ajuda
O processo de participação é uma sequência de atividades de participação (por exemplo, primeiro o preenchimento de uma pesquisa, em seguida, fazendo propostas, discutindo-los em face-a-face ou virtuais reuniões, e, finalmente, privilegiando-los) com o objectivo de definir e de tomar uma decisão em um tópico específico.
Os exemplos de processos de participação são: um processo de eleição membros da comissão (onde candidaturas são apresentados pela primeira vez, em seguida, discutida e, finalmente, uma candidatura é escolhido), orçamentos de participação (por serem apresentadas propostas, valorizado economicamente e considerados com o dinheiro disponível), um processo de planejamento estratégico, a elaboração colaborativa de um regulamento ou norma, a concepção de um espaço urbano ou a produção de um plano de políticas públicas.
Conferência Municipal de Educação de Contagem 2025
CMEC
Sobre este processo
A Conferência Municipal de Educação é um momento fundamental para a cidade, pois possibilita uma compreensão profunda das necessidades educacionais locais, a consolidação de boas práticas e a definição de metas e estratégias que garantirão acesso equitativo, permanência qualificada e aprendizagem significativa para todos os estudantes.
As discussões e deliberações realizadas durante a Conferência orientam diretamente a avaliação e o monitoramento do Plano Municipal de Educação (PME), que estabelece metas e estratégias para a educação no período de dez anos. Assim, o que é debatido na Conferência ajuda a garantir que o PME seja colocado em prática e esteja sempre atualizado às necessidades da população.
Nesta plataforma, os cidadãos têm acesso ao cronograma e aos formulários de coleta de sugestões, opiniões e propostas para o PME.
Compartilhar