Ajuda
O processo de participação é uma sequência de atividades de participação (por exemplo, primeiro o preenchimento de uma pesquisa, em seguida, fazendo propostas, discutindo-los em face-a-face ou virtuais reuniões, e, finalmente, privilegiando-los) com o objectivo de definir e de tomar uma decisão em um tópico específico.
Os exemplos de processos de participação são: um processo de eleição membros da comissão (onde candidaturas são apresentados pela primeira vez, em seguida, discutida e, finalmente, uma candidatura é escolhido), orçamentos de participação (por serem apresentadas propostas, valorizado economicamente e considerados com o dinheiro disponível), um processo de planejamento estratégico, a elaboração colaborativa de um regulamento ou norma, a concepção de um espaço urbano ou a produção de um plano de políticas públicas.
Consulta Pública para construção do III Plano Integrado de Segurança Alimentar, Nutricional e Agroecologia
PSANA
Sobre este processo
A Prefeitura de Contagem, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, o Comitê Intersetorial de Segurança Alimentar (CISANS) e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar Nutricional Sustentável (COMSAN) convidam toda a população, movimentos sociais, organizações da sociedade civil, instituições de ensino, agricultores e agricultoras familiares e urbanos, além de demais sujeitos sociais do sistema alimentar local, a participar da Consulta Pública para construção do III Plano Integrado de Segurança Alimentar, Nutricional e Agroecologia.
Esta consulta é um espaço democrático de escuta e diálogo, que visa reunir contribuições da sociedade para o enfrentamento dos diversos desafios em relação à fome, sobrepeso, obesidade e o não acesso adequado aos alimentos de qualidade. Também busca fortalecer o direito humano à alimentação adequada, promover sistemas alimentares sustentáveis e justos e valorizar práticas agroecológicas e solidárias no município.
A participação social é essencial para que a política reflita as realidades, demandas e potencialidades dos diferentes territórios e comunidades. As contribuições coletadas serão analisadas e incorporadas na versão final do plano, orientando ações, programas e investimentos públicos voltados à promoção da soberania e segurança alimentar, nutricional e agroecologia.
Participe! Sua opinião é fundamental para construirmos juntos uma cidade mais justa, saudável e sustentável
Compartilhar