Atualmente, a Feira de Artesanato do Eldorado conta com mais de 700 feirantes cadastrados, distribuídos na comercialização de vestuário adulto, infantil, alimentação, decoração, artesanato, couro e hortifruti. Para o administrador da Regional Eldorado José Carlos Meneses (Zezé), a feira é um patrimônio cultural e imaterial da cidade, além de ter um valor muito importante para as pessoas que trabalham nela, pela geração de renda, e também para os visitantes como forma de entretenimento.
Os feirantes e consumidores compartilharam suas dificuldades e citaram as demandas dos setores, como a distribuição e organização das barracas. Moradora do bairro Novo Eldorado, a empresária Maria de Fátima, 53 anos, chegou cedinho na feira para passear. “Sempre que possível eu venho aqui para comprar alguma coisa, seja roupa, artesanato ou apenas comer um churrasquinho e beber um refrigerante. Sempre encontro conhecidos aqui, e adoro os produtos”. Como sugestão, a empresária falou que seria importante a feira ter alguma placa sinalizando cada setor, além do que já tem que são as cores diferentes das barracas em cada setor.
Estanislau Silva, 66 anos, vende calçados e cintos femininos. Presente na feira desde 1986, o contagense alega que enxerga toda essa trajetória de muita luta, amor ao trabalho feito e dedicação. "Aqui podemos fazer amizades, temos clientes fiéis e conhecemos novos a cada feira. Sempre procuramos melhorar o produto e também o atendimento". Morador do bairro Alvorada, Estanislau também disse que devido a pandemia, as vendas diminuíram, mas que, após o meio do ano, começaram a subir, tanto presencialmente, quanto na venda on-line.
Outro feirante que também pertence à feira há décadas é Luís Carlos de Souza, 70 anos. Morador do bairro Jardim Laguna, ele vende decorações e utilidades em cerâmica há mais de 30 anos na feira. Sempre atencioso com os clientes que chegam na sua barraca, o feirante disse que esse trabalho é ótimo tanto economicamente, quanto para a mente. " Sou aposentado há mais de 20 anos, falou sobre a importância da feira em sua vida. Além de garantir uma renda extra, também é uma atividade para se exercitar. “Sou muito grato a esse espaço que posso vender meus produtos", disse.
A Feira de Artesanato do Eldorado acontece todo sábado e domingo, de 8h às 15h, na avenida José Faria da Rocha e nas ruas Inglaterra e Norberto Mayer.
Autor:Repórter Raquel Lopes/PMC
Apresentar resultados da abertura da eleição para os membros expositores da Comissão Paritária da Feira de e Artes, Artesanatos, Comidas, Flores Naturais e Produtos de Variedades do Eldorado. A eleição ocorreu sem qualquer intercorrência, sendo encerrada às 15:00 horas do mesmo dia e, no mesmo local, iniciada a imediata apuração.
Secretaria de Governo Municipal e Participação Popular
Administração Regional Eldorado
Comissão Eleitoral e presidência
447 expositores\eleitores
A Feira de Artes, Artesanato, Comidas, Flores Naturais e Produtos de Variedades do Eldorado (Feira do Eldorado) é regida pelo que dispõe no Decreto 322, de 14 de dezembro de 2017, que prevê que a gestão da Feira se através de uma Comissão Paritária composta por 7 (sete) representantes titulares e 7 suplentes, eleitos por seus pares (dos segmentos decoração, vestuário infantil, vestuário adulto, couro, comidas e bebidas, bijuteria, hortifrutigranjeira), 7 (sete) representantes e 7 suplentes indicados pela administração municipal (representantes das seguintes secretarias: Governo e Participação Popular – Administração Regional, Cultura, Desenvolvimento Urbano e Habitação, Defesa Social, Saúde, Desenvolvimento Econômico e Transcon).
Compartilhar