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O processo de participação é uma sequência de atividades de participação (por exemplo, primeiro o preenchimento de uma pesquisa, em seguida, fazendo propostas, discutindo-los em face-a-face ou virtuais reuniões, e, finalmente, privilegiando-los) com o objectivo de definir e de tomar uma decisão em um tópico específico.

Os exemplos de processos de participação são: um processo de eleição membros da comissão (onde candidaturas são apresentados pela primeira vez, em seguida, discutida e, finalmente, uma candidatura é escolhido), orçamentos de participação (por serem apresentadas propostas, valorizado economicamente e considerados com o dinheiro disponível), um processo de planejamento estratégico, a elaboração colaborativa de um regulamento ou norma, a concepção de um espaço urbano ou a produção de um plano de políticas públicas.

Sobre este processo

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, torna público o presente Edital que regulamenta o processo de eleição dos representantes da sociedade civil para compor o Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil - CMPDC no biênio 2025/2027, em conformidade com a Lei Municipal nº 5.422, de 23 de novembro de 2023, que dispõe sobre a estrutura, atribuições e composição do CMPDC.

O CMPDC é um órgão colegiado, consultivo, deliberativo e fiscalizador, que atua na formulação, acompanhamento e fiscalização das políticas públicas voltadas à prevenção, mitigação e resposta aos desastres no município. A composição do Conselho representa a integração entre poder público e sociedade civil organizada, visando à promoção de uma cultura de prevenção de riscos e fortalecimento da resiliência comunitária.

Este processo eleitoral visa garantir a participação democrática da sociedade civil no Conselho, por meio da escolha de sete representantes, sendo:

  • 04 (quatro) representantes dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil - NUPDECs, distribuídos pelas quatro bacias hidrográficas do município;

  • 01 (um) representante de organizações ambientalistas;

  • 02 (dois) representantes de organizações não governamentais que atuem na área de proteção e defesa civil.

As demais vagas previstas na legislação serão preenchidas por meio de indicação formal pelas entidades responsáveis, conforme orientações deste edital.

Qualquer dúvida entre em contato via e-mail: conselhodefesacivil.contagem@outlook.com

ETAPAS DO PROCESSO

1. Publicação dos membros da Comissão Eleitoral e Publicação do edital

22 DE MAIO DE 2025

Consulte o edital clicando aqui

2. Período de inscrições dos candidatos

30 DE MAIO DE 2025 - 13 DE JUNHO DE 2025

Se inscreva clicando aqui

3. Publicação do resultado preliminar das inscrições

17 DE JUNHO DE 2025

Acesse o resultado preliminar clicando aqui

4. Período para recursos das inscrições

18 DE JUNHO DE 2025

Faça o recurso da inscrição clicando aqui

5. Publicação do resultado final das inscrições

24 DE JUNHO DE 2025

Acesse o resultado final clicando aqui

6. Eleição

08 DE JULHO DE 2025 - 09 DE JULHO DE 2025

Vote clicando aqui

7. Publicação do resultado preliminar da eleição

10 DE JULHO DE 2025

Consulte o resultado preliminar da eleição clicando aqui

8. Período para recursos da eleição

11 DE JULHO DE 2025 - 14 DE JULHO DE 2025

Faça o recurso da eleição clicando aqui

9. Publicação do resultado final da eleição

18 DE JULHO DE 2025

Consulte o resultado final da eleição clicando aqui

Referência: contagem-PART-2025-05-270

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