9ª Marcha e Mês de Enfrentamento ao Racismo - Maio 2023

Instituídos pela lei municipal nº 4.717/2015, constituem ações estabelecidas pelo Plano Municipal de Política de Promoção da Igualdade Racial (PLAMPIR), Lei nº 4.812/2016.

As atividades constituem momentos ímpares para promoção e mobilização mais efetivas na luta antirracista, contra a intolerância religiosa e às desigualdades raciais do município de Contagem. Este ano, o mês terá 14 (quatorze) eventos que mobilizam a sociedade civil, as escolas das redes privadas e públicas, ONGs, associações de bairro e pessoas interessadas na pauta. É realizada pelo poder público em parceria com a sociedade civil e, em particular, com o movimento negro, as comunidades tradicionais de matriz africana e o povo cigano, com o objetivo de mobilizar e promover a reflexão e a ação para a importância das ações e do engajamento na luta antirracista no município

A Marcha de Enfrentamento ao Racismo e à Intolerância Religiosa, incorporada ao calendário do município, é articulada pela Superintendência de Promoção da Igualdade Racial em conjunto com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR). Acontece todo terceiro sábado do mês de maio, com trajeto da Praça Paulo Pinheiro Chagas até o Parque Ecológico do Eldorado.

Durante a marcha serão homenageados sete personalidades, que irão compor as alas: Mãe Rita, Arthur Camilo e Carmelinda, Efigênia Francisca, Nelson Mandela, Abdias do Nascimento e Lélia Gonzalez. Todas elas têm um histórico de luta, engajamento e participação ativa na luta antirracista contra a intolerância religiosa e às desigualdades raciais na cidade de Contagem e no país.